segunda-feira, 17 de março de 2014

Búzios

Búzios continua maravilhosa, apesar de contratempos como a poluição da praia da Tartaruga uma semana antes do Carnaval. Não me abalou tanto porque eu não gosto desta praia. Somente fui nela por duas vezes, e não gostei das pedras. Não aprecio andar em pedras. Praias como Geribá, badaladíssima e ampla, Azeda e João Fernandes, bem menores, com maré que sobe à tarde e diminui a faixa de areia, compensam a ida para o balneário. Geribá tem águas frias e mais movimentadas, ao passo que Azeda e João Fernandes possuem águas mais calmas e com temperatura fria na medida certa, ótima para refrescar. Não há como não compará-las com as praias do Rio, em que o mar é frequentemente gelado e agressivo, batendo e puxando horrores. Búzios está misturada, assim como o estão todos os lugares, praticamente. Não sei se são as classes humildes, encorajadas pela política dominante, que reuniram condições de frequentar muitos locais antes tidos como de elite, ou se é o nível do país que caiu como um todo. Confesso que me assustei com a multidão que invadiu determinado bloco na segunda-feira de Carnaval. Parecia um bloco do Rio melhorado por ser melhor, mas equiparado em nível de gente bagunceira. Ferradurinha, pequena praia que foi outrora um recanto lindo e sossegado, se tratou de uma decepção. Como se já não bastasse estar loteada pelos camelôs que nos querem forçar a alugar cadeiras e barracas, agora também se encontra tomada por caiaques e stand up paddles que tiram o sossego de quem deseja boiar. Até entendo que é altíssima temporada e todo mundo quer faturar, mas há exageros. Para quem não pratica esporte aquático algum, como eu, a decepção é grande. Conforme eu esperava, São Pedro deu uma sacaneada em alguns dias, privando-nos do sol que imperou por praticamente sessenta dias desde o início de 2014. Chega março, e com ele vêm as inevitáveis chuvas. Mas não foi nada que estragasse o passeio. Sair do Rio por alguns períodos e descansar é sempre bom para o corpo e a alma. Búzios me deixou renovada para voltar a encarar a rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário