domingo, 14 de junho de 2009

Medo de Voar?

O acidente aéreo com o voo 447, da Air France, foi obviamente muito triste. Como conceber que, nos dias que correm, de ampla facilidade de comunicação e de deslocamento para lugares distantes, através de aviões rápidos, modernos e seguros, uma tragédia de tal monta possa ter lugar? Como pensar em 228 vidas cheias de planos serem desfeitas em um segundo? Foi o momento destas pessoas partirem, em conjunto, e assim é a nossa vida: em um segundo, ela pode acabar, e tudo vai por terra; nada que julgamos tão essencial para nós nos prende aqui quando este momento chega. É por isto que temos que viver intensamente o momento, sempre tendo em mente que não poderá haver outra oportunidade.
O voo 447 deve ter encontrado uma condição climática extremamente adversa na Zona de Convergência Intertropical ativíssima no meio do Oceano Atlântico e no Nordeste do Brasil, onde continua provocando chuvas intensas que trouxeram tragédia para tanta gente. Provavelmente ocorreu uma situação de severidade climática extrema que afetou irremediavelmente o avião. Como o clima está mudando, em decorrência do aquecimento global, talvez seja o momento de alterar as rotas das viagens entre América do Sul e Europa, ao menos durante o período de forte atividade da Zona de Convergência Intertropical do Atlântico.
Mesmo diante desta e de outras tragédias, não sinto medo de viajar de avião, nunca senti, mesmo tendo demorado um pouco a viajar usando o ar como caminho. As estatísticas mostram que o avião continua sendo o meio mais seguro de viajar. O problema dos acidentes aéreos é que são trágicos demais, vitimam pessoas demais. Os acidentes nas estradas, que ocorrem diuturnamente, vitimando muita gente também, costumam deixar alguns vivos para contarem a história.
Minha crença é no sentido de que, quando chega a hora de partirmos, iremos de qualquer forma, estejamos num avião, num ônibus, num carro, numa moto, numa bicicleta ou a pé. Podemos estar também em repouso, no conforto do lar, no local de trabalho. Quando o momento chega, a missão está cumprida, e é chegada a hora de deixarmos esta vida, seja de que forma for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário