quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

De volta à vida normal

Aninha não dormiu bem e acordou se sentindo meio deprimida e mal humorada. Até foi à academia e malhou para tentar melhorar seu estado de ânimo, mas a estratégia não deu o resultado esperado. E olhe que ela só voltará ao trabalho amanhã, em plena sexta-feira!! O problema maior é justamente este. Voltar ao trabalho numa sexta-feira, depois de vinte dias de parada para as festas de final de ano, é de lascar!!! A depressão se instala com dias de antecedência.
E por falar em depressão, felizmente a de Aninha é momentânea e tem uma razão definida. Ela lembra das colegas de trabalho problemáticas. Seu setor é complicado, cheio de gente com problemas psicológicos e/ou psiquiátricos, e, como não há em seu local de trabalho uma estrutura para lidar com este tipo de doença, Aninha teve que aprender por conta própria, com o tempo e em decorrência da observação de cada colega complicado. Acertou na maioria das vezes e errou em algumas poucas delas, firmando um saldo positivo.
Numa tentativa de análise das razões pelas quais seu trabalho tem tanta gente com problemas emocionais, Aninha concluiu que talvez algumas destas pessoas tentam depositado no trabalho todas as expectativas de realização a que o ser humano pode aspirar. Isto configura-se num erro, pois nenhum trabalho, especialmente o serviço público, pode ser encarregado de realizar o ser humano. O trabalho de Aninha é monótono e repetitivo, e suas principais vantagens são a estabilidade e o salário garantido todo mês. Para Aninha estas vantagens são muito importantes, pois ela não saberia viver com incertezas financeiras, ganhando bem em um mês e sem saber quando voltaria a ganhar de novo, por exemplo. Boa parte das pessoas busca isto, inclusive depois de ter experimentado ocupações que oferecem pouca garantia. Mas para outras um trabalho que exercite a criatividade é fundamental. Para estas, o serviço público não é indicado. Quantas pessoas se decepcionam com o tipo de trabalho do serviço público e acabam caindo em depressão? Por isto, é importante que a pessoa avalie bem suas prioridades ao buscar um emprego. É também vital ter atividades extra-trabalho que forneçam prazer e às quais a dedicação seja por esta finalidade, e não a financeira.
Como em tudo na vida há vantagens e desvantagens, o grande diferencial de retornar numa sexta-feira é a desnecessidade de mostrar produção e empenho, pois trata-se de um dia em que tudo é mais relaxado, mesmo. E marcará o reencontro com colegas que ela não vê desde o ano passado. Será bom para pôr a conversa em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário