quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Felicidade e classes sociais

A viagem de metrô de hoje não foi tumultuada, ainda mais porque o retorno foi cedo, justamente para evitar condução cheia. Ir ao shopping em Botafogo foi uma idéia abortada para evitar atrasos. Melhor vir logo para a Tijuca, sob pena de ter que esperar algum tempo até poder retornar com alguma condição de conforto.
Havia pessoas que saltariam na Central dentro do trem. Eram pessoas de origem humilde, muito provavelmente moradores do subúrbio, da Zona Oeste ou da Baixada que labutam na Zona Sul. Seu comportamento era de falar alto e com gírias. Numa primeira observação elitista, poder-se-ia observar que eram pessoas sem modos. Mas, tomando um partido menos discriminatório e mais humano, até, percebe-se que são pessoas aparentemente mais felizes do que muitas da chamada “classe alta”, apesar das condições de vida desfavoráveis, do trabalho distante, do transporte complicado e de tantos outros fatores que dificultam a vida. As pessoas menos abastadas aparentemente levam a vida com melhor humor, menos encucações e mais alegria. Oxalá seja assim de verdade!! Em caso afirmativo, eles dão uma aula de como saber levar a vida.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Postagem num shopping movimentado

Fiz minha última postagem diretamente do Shopping Tijuca, lotado nesta véspera de feriado, e em meio a um feriadão. É impressionante como consigo me iludir achando que determinados lugares possam estar vazios em pleno meio de feriadão. O tempo fechado decerto auxiliou na lotação da Tijuca. Não só o shopping, mas também as ruas estavam lotadas. A presença maciça de crianças com as mães e de adolescentes em duplas ou bandos era notada. Achei que não conseguiria uma mesa onde sentar e ligar o netbook, mas fui bem sucedida na empreitada. E consegui escrever sobre um assunto triste, a morte da Carla Souza Lima, num lugar feérico como estava o Shopping Tijuca hoje. Que diferença das noites normais de terça-feira! Hoje, não estava muito paciente para multidões; mas sei que gosto de movimento. Não me vejo morando no interior ou num lugar longe da metrópole. Seria monótono demais para mim.

A MORTE DE CARLA SOUZA LIMA

Foi surpreendente saber da morte de Carla Souza Lima, ex-modelo famosa nos anos 80. Pelo pouco que foi divulgado, ela morreu de câncer no pulmão e de metástase no cérebro, e o câncer foi descoberto no final de agosto. Ela fumou muito, dos quinze até cerca de quarenta anos; inalou as substâncias tóxicas de aproximadamente quarenta cigarros por dia durante este período. Este péssimo hábito decerto acelerou sua doença e morte repentinas. E a maior certeza advinda deste episódio é a volatilidade da vida. Não sabemos quando iremos morrer, e temos que aproveitar o aqui e agora, sempre. Devemos procurar concretizar nossos projetos e viver a vida da maneira mais leve possível, em meio aos problemas do cotidiano e a todas as tribulações a que a vida moderna nos sujeita.