segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Egito Convulsionado

Triste ver antiguidades da época de Tutancamon destruídas na onda de revolta política que assola o Egito. A ignorância das pessoas nada poupa quando há grandes confusões. É um horror.

Janeiro voou!

O mês de janeiro voou, e cada janeiro que vem vai mais rapidamente, com suas tragédias climáticas anuais que infelizmente são bastante comuns a cada ano. Lembro-me de como não gostava dos meses de janeiro e de março quando estudava. Não viajava em janeiro, passava o mês em casa, de férias escolares, o que achava monótono demais. Nunca gostei de permanecer em casa. Também não gostava do mês de março, igualmente lento à época. Hoje em dia, todos os meses passam celeremente.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Noite de samba

A noite passada foi de samba, depois de mais um dia de praia neste verão escaldante em que o dia e a noite bombam, cada um com suas atrações e seduções. O badalado ensaio do Salgueiro foi o escolhido para esta rara incursão ao mundo das escolas de samba.
A quadra do Salgueiro é bem estruturada, com ar condicionado, bebidas geladas e banheiros ok. As mulheres vão para o ensaio bem “emperuadas”. Enquanto eu estava de short, camiseta e sandálias baixas, vi mulheres de vestidos chiques, algumas, e justíssimos, outras, e saltos bem altos. Havia (poucos) homens bonitos e muita gente animada (majoritariamente negros) sambando horrores. Estes sambistas de carteirinha me faziam sentir envergonhada da minha dureza para a dança. A bateria é fantástica. Resistir a seu poder é árduo, e sempre acabamos por nos movimentar. O ensaio lotou, e assim deverá permanecer até o Carnaval.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ar condicionado e o calor externo

Os dias têm sido lindos, e a vontade é de ir à praia e/ou passear. Mas é preciso ganhar a vida, o que é altamente frustrante quando o local de trabalho é um lugar fechado e com um ar condicionado demasiadamente gelado, o que provoca um frio descabido, que de confortável não tem nada. Houve um dia em que o frio estava muito forte, e durante o expediente acabaram aumentando um pouco a temperatura, devolvendo a condição de conforto a quem, como eu, não é fã de frio. É sempre muito polêmica a questão de temperatura de ar condicionado que agrade a todos. Isto simplesmente não existe, mas o desconforto se instala quando, mesmo com casaco quentinho, continuo com as extremidades geladas. Isto me deixa de mau humor. Nesta época, o contraste entre a temperatura natural alta e o frio demasiado que nos é imposto em lugares fechados, a guisa de conforto, pode atingir níveis insuportáveis e danosos à saúde de quem, como eu, é alérgica. Preciso ficar vigilante, pois qualquer falha da imunidade traz crises alérgicas que podem culminar em resfriados. Felizmente até agora tenho cuidado bem da imunidade, pois somente o nariz tem escorrido.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Triste, ainda

Ainda triste e perplexa pela tragédia na Região Serrana. Mais triste ainda por imaginar que a ela somente muda de endereço, pois se repete a cada início de ano, e com intensidade cada vez maior, e mais intensa no Rio de Janeiro, estado de geografia marcada por morros e regiões de baixadas. Mas a tristeza não me impede de atuar concretamente para minimizar o drama dos sobreviventes. No trabalho foi montado um posto de coleta de donativos, e já comprei alguns para levar amanhã: fraldas, absorventes, pastas de dentes, escovas de dentes, conforme requerido como itens de urgência. No final de semana, comprarei água mineral, leite em pó e biscoitos para levar na segunda-feira. Alguns colegas doaram sangue hoje no HemoRio, pois o Tribunal os levou e trouxe do trabalho no horário do expediente, atendendo solicitação do CNJ. Até pensei em ir, mas, quando soube da criação do posto para entrega de donativos, optei por ajudar desta forma.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Triste

Triste por causa da tragédia das chuvas que, mais uma vez, atinge o RJ e outros estados. No Rio, como sempre, a tragédia é maior, e o lugar da vez é a Região Serrana. Teresópolis, Petrópolis e Friburgo foram muito atingidas. O pior é que todos os anos é a mesma coisa: são as mesmas tragédias de sempre. E ainda temos que ouvir políticos dizendo que a culpada de tudo é a chuva. Se a gente pensar bem, será difícil desejar feliz ano novo, pois somente muda o calendário, mas muitas situações se repetem, tanto as boas como as ruins.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Palestra Zuenir Ventura

Assisti hoje à palestra de Zuenir Ventura e Du Moscovis no CCBB, pela série Escritores Brasileiros. Há muito tempo não ia assistir a este tipo de evento; o último foi com o Gabriel O Pensador. Foi um bom evento, apesar do inevitável sono ter me atacado por um tempinho, justamente aquele em que o Zuenir abordou suas obras literárias. O Du leu dramaticamente alguns textos do autor. O Zuenir é uma pessoa bacana, simples e bem humorada, alto astral mesmo. Ele falou que não gosta de escrever por causa da luta com a língua portuguesa e com o fato dela jamais dar conta de tudo o que vemos e sentimos. Mas que, quando consegue escrever e ver o resultado de seu esforço, sente-se orgulhoso. Outra expressão bacana que ele usou foi aquela que afirma ser a crônica um exercício mais de observação do que qualquer outra coisa.

Futebol

Ronaldinho Gaúcho vem mesmo para o Flamengo. A rigor, nada tenho contra o Flamengo como instituição, mas não gosto da torcida, pois os flamenguistas em geral são muito metidos e menosprezam demasiadamente os torcedores de outros clubes. Muitas vezes me vejo torcendo contra o Flamengo por causa da torcida. Mas o futebol é algo complicado, pois deixa as pessoas muito irracionais e bestializadas, até. E tudo que envolve o Flamengo é muito circense, como o foi agora a contratação do Ronaldinho Gaúcho. O show é exagerado, e as pessoas se iludem deveras com um jogador que parece ter perdido a motivação de jogar já há algum tempo, e que tem se mostrado mais assíduo nas farras do que no seu desempenho profissional. É mais uma faceta da irracionalidade das pessoas em relação a tudo o que envolve o futebol. Pode ser que ele recupere esta motivação, e tomara que isto aconteça. Inclusive para que ele faça jus ao salário de um milhão de reais que receberá, e que não será pago pelo Flamengo, com certeza. É um absurdo que qualquer jogador ganhe este valor, com todo o respeito pelos talentos e pelas genialidades.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

De volta à vida normal

Aninha não dormiu bem e acordou se sentindo meio deprimida e mal humorada. Até foi à academia e malhou para tentar melhorar seu estado de ânimo, mas a estratégia não deu o resultado esperado. E olhe que ela só voltará ao trabalho amanhã, em plena sexta-feira!! O problema maior é justamente este. Voltar ao trabalho numa sexta-feira, depois de vinte dias de parada para as festas de final de ano, é de lascar!!! A depressão se instala com dias de antecedência.
E por falar em depressão, felizmente a de Aninha é momentânea e tem uma razão definida. Ela lembra das colegas de trabalho problemáticas. Seu setor é complicado, cheio de gente com problemas psicológicos e/ou psiquiátricos, e, como não há em seu local de trabalho uma estrutura para lidar com este tipo de doença, Aninha teve que aprender por conta própria, com o tempo e em decorrência da observação de cada colega complicado. Acertou na maioria das vezes e errou em algumas poucas delas, firmando um saldo positivo.
Numa tentativa de análise das razões pelas quais seu trabalho tem tanta gente com problemas emocionais, Aninha concluiu que talvez algumas destas pessoas tentam depositado no trabalho todas as expectativas de realização a que o ser humano pode aspirar. Isto configura-se num erro, pois nenhum trabalho, especialmente o serviço público, pode ser encarregado de realizar o ser humano. O trabalho de Aninha é monótono e repetitivo, e suas principais vantagens são a estabilidade e o salário garantido todo mês. Para Aninha estas vantagens são muito importantes, pois ela não saberia viver com incertezas financeiras, ganhando bem em um mês e sem saber quando voltaria a ganhar de novo, por exemplo. Boa parte das pessoas busca isto, inclusive depois de ter experimentado ocupações que oferecem pouca garantia. Mas para outras um trabalho que exercite a criatividade é fundamental. Para estas, o serviço público não é indicado. Quantas pessoas se decepcionam com o tipo de trabalho do serviço público e acabam caindo em depressão? Por isto, é importante que a pessoa avalie bem suas prioridades ao buscar um emprego. É também vital ter atividades extra-trabalho que forneçam prazer e às quais a dedicação seja por esta finalidade, e não a financeira.
Como em tudo na vida há vantagens e desvantagens, o grande diferencial de retornar numa sexta-feira é a desnecessidade de mostrar produção e empenho, pois trata-se de um dia em que tudo é mais relaxado, mesmo. E marcará o reencontro com colegas que ela não vê desde o ano passado. Será bom para pôr a conversa em dia.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ansiedade Afetiva

Sempre que Aninha pega o telefone de algum macho interessante, por mais que ela tente evitar chegam a ansiedade e a expectativa, convidadas nada bemvindas. Ela já começa a imaginar fatos que têm apenas a possibilidade de acontecerem. E precisa fazer o exercício de controlar estes pensamentos. Um grande desafio para ela, no aspecto extremamente complicado de sua vida que é a afetividade, é deixar as coisas acontecerem no seu tempo e fazer a sua vida correr normalmente, sem focar nos relacionamentos. Inclusive por que o parceiro pode reparar nesta ansiedade e, amedrontado, fugir. E a felicidade afetiva não depende só de nós mesmos, mas também do outro. Então, não é uma coisa para se almejar, mas para aspirar enquanto se toca a vida para a frente, cuidando de si mesmo para se tornar uma pessoa mais interessante e apta a servir à sociedade.

Casamento é difícil!!

A cada vez que vejo brigas de casais percebo o quão difícil é manter um matrimônio. Antigamente, as convenções e a situação econômica dependente das mulheres as forçavam a se manterem casadas e a tudo suportar. Hoje em dia, inclusive por causa do aumento da longevidade, o "juntos até que a morte nos separe" se tornou muito raro, pois pouquíssimas pessoas aguentam conviver por um tempo tão extenso. A maior parte das pessoas é difícil!

40 posts em 2010

Em 2010 fiz quarenta postagens aqui no blog. É um número bonito, inteiro e par, como gosto.

Primeira postagem de 2011

Em primeiríssimo lugar, um feliz ano novo, repleto de saúde, porque sem ela nada somos, e por isto é o que sempre desejo em primeiro lugar. Depois dela, vem todo o resto: amor, felicidade, dinheiro no bolso, paz, fraternidade, realizações de projetos pessoais.
Inicio 2011 com o firme propósito de ser mais assídua neste blog. Não é fácil, pois ele não é a minha única experiência com a escrita. Escrevo diário há anos, e registro neles, obviamente, fatos e reflexões bastante íntimos, que em sua maior parte não desejo tornar públicos. Em alguns casos pode até haver um receio exagerado em me expor; em outros, porém, a reserva é prudente e procede. Para postar no blog o que escrevo no diário, necessito trabalhar o texto a fim de torná-lo o mais impessoal possível, o que demanda tempo. E o meu dia a dia é corrido, pois tenho a vida extra-computador, a começar pelo trabalho que banca não só o computador como a minha sobrevivência. Faço academia, e dela não abro mão, pois a atividade física é importante, ainda mais para quem exerce atividade laboral sedentária como eu. Também tenho outras atividades sociais normais à maioria das pessoas; cinema, praia, shopping são bastante frequentes. Não sou de ficar em casa, pois me sinto isolada demais. E não sou notívaga, como boa parte das pessoas que escrevem. Não aguento ficar acordada de madrugada escrevendo, ainda mais porque acordo cedo. Daí o desafio que é para mim manter o blog atualizado e postar nele diariamente, como é o meu sonho.
Uma regra para o estabelecimento de metas é não propor aquelas que são improváveis de serem cumpridas. Talvez para mim uma meta possível seria postar no blog duas vezes por semana. Conseguindo me firmar, aí poderei aumentar o número de postagens. É isto o que almejo neste iniciozinho de 2011!!